(Beda #21) Três motivos para comprar em brechós

21.8.16


Alguém mais aqui adora comprar em brechós? Sempre consigo encontrar peças lindas, duráveis, de qualidade e o melhor: por um preço acessível.  Isso sem falar que, além de fazer um bem danado para o bolso, também promove um consumo mais consciente. Mas se vocês ainda precisam de um incentivo para aderirem aos brechós, vejam os três principais motivos.



1. Economizar dinheiro


Vamos começar pelo motivo óbvio, dinheiro. Nos brechós é possível:




  • Encontrar roupas ainda em excelente qualidade e por um precinho bacana.

  • Muitas das roupas que estão a venda mal foram usadas e você ainda pode ter a sorte de encontrar alguma peça que estava precisando.

  • Pode encontrar aquele item que é a sensação do momento e sem gastar muito.

  • Além de sobrar dinheiro no bolso e ter uma roupa nova, também ajuda a pessoa que está vendendo. Todos saem ganhando.


2. Responsabilidade ambiental


      Alguém aqui já parou para pensar em todos recursos necessários para produzir uma peça nova? Vou fazer um resumão, utilizando como exemplo a calça jeans. São necessárias matéria prima, como a fibra do algodão, para produzir  o tecido, que por sua vez dará origem à peça, a qual necessitará de uma embalagem e de transporte para chegar à loja. Em todo esse processo são utilizados recursos como água, energia e combustível, tanto no produto quando na embalagem. E acho que todos já percebemos que está mais do que na hora de se preocupar com o mundo em que vivemos, né?


     Então, comprar em brechós além de saciar o nosso desejo pelo novo, também ajuda a diminuir a demanda, que por sua vez diminui o número de peças produzidas e consequentemente reduz o uso de materiais e energia.



3. Responsabilidade Social


      Além disso também é importante pensar de onde vem aquilo que produzimos e em quem produz. Segundo a Organização Mundial da Saúde, um terço das vítimas de intoxicação por agrotóxicos são cultivadores de algodão. Isso sem falar que na moda, muitas indústrias e marcas submetem seus trabalhadores a condições semelhantes à de escravidão, devido à competitividade do mercado e pela mão de obra barata.


     Por isso, antes de comprar algo novo é importante pensar: quem fez isso e em que condição? Diminuir a demanda diminui o número de produtos químicos tóxicos que fazem mal aos trabalhadores e também reduz, mesmo que pouco, a busca das marcas em baratear o preço das peças e da mão de obra. Ao comprar roupas usadas nós deixamos de contribuir, mesmo que indiretamente, com relações de trabalhos abusivas e injustas.


.


Claro que comprar em brechós é apenas uma das inúmeras medidas que podem ser tomadas para reduzir o impacto das nossas ações. Mas é melhor fazer pouco do que não fazer nada, concordam?


Agora me contem vocês: gostam de comprar brechós e têm mais algum motivo além desses? Não se esqueçam de me dizer! Beijos <3


Se gostou do blog dê uma passadinha na página do facebook e do bloglovin, é rapidinho!


bEDA


Vem ler também...

0 comentários

Google+

Favoritos

Arquivo do blog

Subscribe