(Beda #7) Faculdade moda: Elsa Schiparelli e Salvador Dalí

7.8.16

     
 Olá todo mundo! Hoje vim aqui falar sobre um trabalho que fiz alguns semestres atrás sobre a Elsa Schiaparelli e o Salvador Dali. <3 A ideia era personalizar/customizar algum sapato velho que tivéssemos em casa tendo como inspiração as obras desses dois artistas. Por isso, achei interessante trazer para vocês um pouquinho da vida dos dois e no final do post explicarei melhor o trabalho.

Elsa Schiaparelli - Rosa Shocking e Surrealismo



     Schiparelli nasceu em 1980, em Roma. Ela estudou filosofia e também já publicou um livro sobre poesia erótica (o que causou muito espanto em sua família conservadora). Ela foi até enviada para um convento, onde se declarou em greve de fome. Mais tarde, aos 22 anos foi trabalhar em Londres como babá e lá surgiu a primeira oportunidade no mundo da moda, onde foi convidada para um baile em Paris e confeccionou o próprio vestido. Em 1914 ela retornou a Londres e se casou com um professor que acabou a abandonando.
      Já em 1922 Elsa se mudou para Paris, aprendeu a desenhar, e passou a ser estilista em uma casa de confecção. Cinco anos depois ela abriu sua própria empresa de confecção de roupas e mais tarde passou a criar o figurino de vários filmes. Ela já vestiu Mae West, em Every Day's a Holiday e criou junto com o artista Jean Cocteau um tailleur azul bordado com longos fios de ouro que se enrolavam em torno do punho. Mas seus principais trabalhos de deram com Salvador Dalí, com quem criava roupas surrealistas, como o vestido lagosta e o vestido lágrima. Schiaparelli também foi responsável pela criação do tom de rosa Shocking, o qual deu o nome à sua biografia.
       Em 1940 ela deixou a empresa e foi para os Estados Unidos, devido à ocupação alemã da França, voltando à Paris só com o término da guerra. De volta ao seu ateliê, ela ensinava aos estudantes sobre a sua arte. Em 1954 Elsa encerrou suas atividades como estilista, mas continuou com sua loja, e faleceu em novembro de 1973.

Salvador Dalí - Surrealismo e excentricidade



    Salvador Dali nasceu em 1904 e foi um pintor catalão conhecido por suas obras surrealistas. Em sua juventude ele foi fortemente influenciado pela pintura romântica e  em 1922 ele foi estudar em Madrid, na Academia de Artes de San Fernando, mas acabou sendo expulso quatro anos depois, ao afirmar que ninguém ali era competente para avaliá-lo.
    Desde cedo Dalí chamava a atenção por sua aparência excêntrica. Usava casacos compridos, cabelos longos, um laço chamativo no pescoço, calças até o joelho e meias altas. No mesmo ano que foi expulso da Academia ele fez sua primeira viagem à Paris, onde conheceu Picasso. Mas foi a descoberta das teorias de Freud e de pintores metafísicos que influenciariam seus trabalhos mais tarde.
        Com a Segunda Guerra o pintor se refugiou nos Estados Unidos e criou o método chamado paranoico crítico, marcado por representações delirantes e alucinatórias. Suas obras geralmente apresentam um universo bizarro, mas com uma qualidade extraordinária. Ao todo ele fez 1.500 pinturas, além de cenários e trajes para o teatro e cinema. Morreu em 1959, devido ao mal de Parkinson.

Trabalho de História da Arte e Indumentária II


         Agora que já falei um pouquinho sobre esses dois artistas incríveis, vamos ao trabalho que mencionei no comecinho do post. Como vocês já sabem, o objetivo era personalizar um sapato qualquer que tivéssemos em casa, mas baseado em obras da Elsa e do Salvador.
       As obras escolhidas foram essas acima. A Evening Jacket, de 1938 da Schiaparelli, encontra-se atualmente no museu do MET e a obra do Salvador Dalí, "A persistência da memória", encontra-se no Museu da Arte Moderna. E abaixo está a minha sapatilha "conceitual" inspiradas nessas obras. Já falei em outro post que não sou muito boa com trabalhos manuais, né? Mas no geral fiquei bem feliz com o resultado, apesar de algumas miçangas terem caído com o tempo (porque acho que faz uns dois anos que apresentei esse trabalho).

.
Não se esqueçam de me contar o que acharam e se gostariam de ver mais posts como esse por aqui, falando um pouquinho sobre os estilistas e os trabalhos que realizo na faculdade. Beijooos <3

Fonte de pesquisa:

Vem ler também...

0 comentários

Google+

Favoritos

Arquivo do blog

Subscribe