Intercâmbio de graduação: as disciplinas do curso de moda

20.9.16

Olá todo mundo! Já faz dois meses que estou cursando design de moda na Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal, e achei que seria legal trazer para vocês um pouquinho das disciplinas que escolhi. Primeiro, porque eu sei que muitas pessoas (ok, talvez não muitas, mas pelo menos algumas) têm curiosidade sobre como é o curso. Segundo, porque lembro que antes mesmo de entrar no curso de moda eu pesquisava em todos os lugares possíveis para saber um pouquinho sobre as disciplinas e o que se estuda. Então, quem quiser saber como está sendo o intercâmbio, é só acompanhar.




Para saber como foi o processo para realizar o intercâmbio e os documentos solicitados, acesse:  Intercâmbio de Graduação.



Design de SportswearImagens do processo de criação


Essa disciplina aborda o processo criativo aplicado à moda e o objetivo é desenvolver uma coleção de roupas sportswear com 10 looks no total. Nessa matéria nós criamos uma história, que será o tema da nossa coleção, e a partir dela construímos os painéis de ambiência. Nesses painéis devem constar as  fases da nossa história e o moodboard, também conhecido como painel semântico ou painel de inspiração. Em seguida, desenvolvemos os painéis de materiais e aviamentos, cores e pesquisa de tendência. Tudo isso para, então, criarmos os croquis da nossa coleção, a ficha técnica e selecionarmos a peça a ser confeccionada.


O processo criativo é muito semelhante com a disciplina de Projeto de Moda II, da Universidade Feevale, onde estudo no Brasil. A diferença é que enquanto no curso de Design de Moda da UBI as coleções são desenvolvidas a partir de uma história criada por nós, no curso de Moda da Feevale o processo criativo é desenvolvido através da investigação científica. Ou seja, fazemos uma revisão bibliográfica e levantamento de dados para a criação e só então passamos aos painéis, à ambiência da coleção e todo o processo que mencionei anteriormente.


Laboratório da Cor e EnobrecimentoImagens das atividades realizadas em aula


Nessa disciplina aprendemos os métodos de tinturaria e estamparia, de forma que possamos transformar a estrutura têxtil. Nas aulas práticas até agora foram desenvolvidas soluções de corantes para tingimento em fibras celulósicas e sintéticas, assim como aprendemos a diferenciar os tipos de corante e qual é o ideal para cada fibra. Realizamos também o tingimento por Batik, que consiste em  cobrir com cera derretida as partes que não queremos que a tinta entre e mergulhar o tecido em banhos de corante até obter a coloração.


Laboratório Cad de ModaFonte: Pinterest


As aulas de Laboratório CAD são realizadas em um laboratório de informática, onde aprendemos a utilizar as ferramentas dos programas Kaledo Collection, Kaleado Weave, Kaledo Knit, Kaledo Print e Lectra Catalog. Até agora os exercícios práticos incluíram o tratamento de imagens no Kaledo Print, através da redução de cores, e a criação de padrões para estamparia. Mas além disso está previsto no plano de estudo a criação de pranchas de coleção, concepção da estrutura dos tecidos e construção vetorial de modelos de vestuário.


.


Mais para frente pretendo fazer um post individual sobre a disciplina Design de Sportswear, explicando um pouquinho melhor o processo de criação, qual o tema escolhido, minhas inspirações, e a confecção da peça final.


.


Agora, me contem vocês o que acharam das disciplinas, se tem interesse pela área de moda, se é estudante desse curso e tem alguma experiência a compartilhar ou teve disciplinas semelhantes na faculdade, ...


.


Não se esqueçam de curtir a página no Facebook e dar uma passadinha no Instagram, lá eu sempre compartilho um pouquinho das atividades realizadas em aula e os lugares que conheço. 

Vem ler também...

0 comentários

Google+

Favoritos

Arquivo do blog

Subscribe