Intercâmbio em Portugal: Latada

Olá todo mundo! Essa semana teve um evento aqui em Covilhã, a cidade de Portugal que estou morando, conhecido como  Latada. Não sei expressar direito em palavras o que é o evento, só sentir! haha Mas é basicamente um "desfile", como se fosse um carnaval de rua no Brasil, realizado pelos estudantes da Universidade Beira Interior.
Nesse evento os estudantes de cada curso desfilam pelas ruas da cidade fantasiados e puxando os carros alegóricos (não sei se seria essa a palavra exata para definir, mas é algo semelhante a isso) que ajudaram a construir. Ao terminar o percurso os carros são destruídos e é feito um discurso. O evento dura o dia inteiro e o pessoal canta, carrega cartazes referentes aos seus cursos ou escrevem frases de protesto em relação aos preços da universidade, bebem e interagem com os outros.

Como sou estudante de intercâmbio, desfilei com os outros intercambistas (aqui eles nos chamam de erasmus). Juntos construímos um cartaz com o nosso nome, o país de onde viemos e qualquer frase que tivéssemos vontade de escrever.
Só pode desfilar com o seu respectivo curso quem participa da praxe. No Brasil nós chamamos de trote, mas aqui a praxe nas universidades dura semanas e ao final dela os calouros são batizados. No dia da latada os calouros desfilam fantasiados e puxam os carros, com os seus veteranos em volta usando uma vestimenta toda preta que me lembra demais o uniforme escolar dos filmes do Harry Potter. Dizem até que J. K. Rowling se inspirou nos trajes acadêmicos de Portugal para criar os uniformes  de Hogwarts.
Curiosidade
A tradição da Latada teve início no século XIX, em Coimbra, quando os estudantes demonstravam a sua alegria pelo fim do ano letivo, em Maio. Para isso eles utilizavam todos os objetos que produzissem barulhos. Mas foi só a partir dos anos 50 que as Latadas passaram a ocorrer no início do ano letivo.
Fonte: Mundo Universitário
O pessoal encarregado de orientar os estudantes de intercâmbio nos disseram para levar uma bandeira do nosso país de origem, e não podia faltar uma do Brasil não é? Ah! E vocês acreditam que temos até um mascote?  É esse ursinho super fofo da foto abaixo que nos acompanha em todos os eventos.
Nem preciso dizer que foi uma experiência incrível, super engraçada - eu ri demais - e cansativa também. Ao final do dia não aguentava mais a dor nos pés. Além de me divertir muito, conheci pessoas de outros países e coloquei o cérebro para funcionar no inglês. Sem dúvida é uma experiência que levarei para a vida toda e sentirei muita, muita, muita saudade.

Postar um comentário

My Instagram

Copyright © It's Kimby. Designed by OddThemes