Os materiais do curso de moda

24.4.17


Quando criei o blog, um dos principais objetivos era falar um pouquinho sobre o curso de moda, os trabalhos que desenvolvo e como é ser estudante desse curso. Mas com  o tempo acabei abordando outros assuntos e me desviei um pouco desse foco. Tanto que são poucos os posts desse tipo. Por isso, no post de hoje (que foi uma sugestão feita nos comentários um tempinho atrás) mostrarei a vocês os materiais que tive que comprar ao longo do curso de moda.

20170423_110220

Na disciplina de COSTURA E MODELAGEM, além de muito tecido, os materiais que mais utilizo são:
  • Tesoura para tecido;
  • Carretilha;
  • Papel pardo;
  • Conjunto de réguas para modelagem, o qual inclui um esquadro, uma régua curva de alfaiate e uma régua curva pequena para cavas e decotes;
  • Giz;
  • Fita Métrica;
  • E um kit para costura muito útil, que contém diferentes tipos de linha, botões, elásticos, alfinetes e agulhas.
20170423_112154
Já os materiais da foto acima, foram utilizados em diferentes disciplinas, como Desenho Geométrico, Desenho de Figura Humana, Desenho Técnico,  Desenho de Moda I, Cor e Composição, Metodologia Visual e História da Arte e Indumentária II. Resumindo: em todas as matérias que envolviam desenho, criação e/ou trabalhos mais manuais. Os materiais presentes na foto são:
  • Tinta Acrílica da Corfix;
  • Estojo de aquarela com 15 cores, da Pentel;
  • Caneta Gel Branca (para fazer detalhes de brilho nos croquis);
  • Caneta Nanquin 0.8 e Caneta Hidrográfica Stabilo 0.4;
  • Compasso;
  • Lápis Aquarelável Staedler;
  • Lápis de Cor Mercur;
  • Marcadores da Magic Color;
  • Canetas duas pontas da Tombow e da ZIG Art & Graphic (essa marca não sei se é vendida no Brasil, porque encontrei em Portugal e descobri que são mais baratas que as da Tombow);
  • Nanquim;
  • Tinta para tecido - nenhuma disciplina pediu, mas como eu adoro fazer estampas à mão e alguns DIY, acabei comprando e utilizando na disciplina de História da Arte e Indumentária  II, em um trabalho onde deveríamos customizar um sapato, cuja inspiração deveriam ser as obras do Salvador Dalí e da estilista Elsa Schiaparelli.
20170423_112817
O resultado foi a sapatilha da imagem acima. Quem quiser saber mais sobre esse trabalho, fiz um post só sobre ele. Clique aqui para acessar.

20170423_114800

Agora, voltando aos materiais de desenho, também precisei comprar diferentes tipos de papel: sulfite, marker e para desenho gramatura 200. Os três tipos aparecem na imagem acima, onde também mostrei as pontas das canetas Tombow e Magic Color.

Ainda há alguns materiais que não tirei foto. Seja porque acabaram ou porque não lembro onde guardei, como: esquadros pequenos e transferidor (daqueles que compramos ainda na escola mesmo); papeis A3 específicos para pintura em aquarela, nanquim e carvão; lápis 2B, 6B e 8B; e carvão para desenho.

Confesso que, depois dos tecidos, onde mais gastei dinheiro foi em material para desenhar. E até hoje quando falta ou precisa, compro as canetas hidrográficas/marcadores, apesar de já ter passado por todas as disciplinas desse tipo, porque é algo que amo fazer. É o meu hobby desde os 10 anos, quando comecei a fazer um curso de desenho. Então, para encerrar o post, vou mostrar alguns desenhos que fiz com os marcadores e lápis de cor (essa ideia também foi sugestão em um comentário haha).

20170423_115400

Todos os desenhos acima foram feitos em casa, como um passatempo, e não para a faculdade. O único em que utilizei aquarela foi o do canto esquerdo, da menininha com vestido rosa. Já os da imagem abaixo fizeram parte do projeto final da disciplina Metologia Visual, onde deveríamos escolher um tema e apresentar 30 desenhos em folhas A5, encadernados.
Não se esqueçam de me seguir no instagram, onde sempre compartilho meus desenhos e alguns trabalhos do curso. Ah! E me digam nos comentários o que acharam e se gostariam de ver mais posts assim por aqui. Beijos! <3

beda

Vem ler também...

10 comentários

  1. É muito giro ver bloggers a falar do que estudam. Sempre foi um tema que muito me interessou e é bem bacana ver as diferenças e as parecenças de um curso parecido em países diferentes. Espero que goste dessa aventura!

    Beijinho,
    Ju, Cor Sem Fim

    ResponderExcluir
  2. Oiii, fico muito feliz por ter gostado do post! Acho que vou falar um pouquinho mais sobre o curso aqui no blog. Beijoos e obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. E eu fico aqui no aguardo para ler mais <3

    ResponderExcluir
  4. Que incrível!
    Teve uma época da minha vida que eu queria fazer moda, mas hoje quero mesmo é trabalhar com decoração (Design de Interiores).
    Já fiquei de olho em seus botões (coleciono botões) e queria muito tirar um de cada dai haha.
    Você desenha muito bem e o me preferido é exatamente o único que você fez com aquarela. Se um dia querer alguém para presentear com um desenho fofinho estarei aqui haha.
    Já ganhou uma leitora FIEL! Adorei seu blog.
    Beijão ♥♥♥

    ResponderExcluir
  5. Oi Emily, muito obrigada mesmo, de coração ❤
    Acho design de interiores muito legal e sério que coleciona botões? Aaah eu queria ver essa coleção! Kkk
    Beijão e obrigada de novo.

    ResponderExcluir
  6. Oii
    Desenho maravilhosos!!! *o*
    Quem dera um dia desenhar assim...hihi

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  7. Não imaginava que num curso de moda era preciso tanto material! Sou filha de costureira e cresci entre moldes, tecidos e papéis! Senti um ar nostálgico ao ler seu post!

    ResponderExcluir
  8. Você desenha muito bem! Eu faço arquitetura e nos primeiros períodos eu era cheia de materiais assim também. Pra falar a verdade utilizei bem pouco, mas os professores sempre pediam pra comprar. Hoje em dia a gente fica mais nos programas de computador mesmo (ainda mais eu que sou bem ruim pra desenhar kkkk).

    ResponderExcluir
  9. Oiee

    Maravilhoso!!
    Como sou apaixonada por tudo que envolve arte, fiquei fascinada no material, em seus desenhos. Que talento!!!
    Adorei a sapatilha também.
    Só posso agradecer por você compartilhar um pouco aqui.

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  10. Luana Souza26/4/17 16:45

    Mesmo eu não tendo mais que noção básica de moda e do curso, gosto muito de ver posts que mostram materiais, pois assim eu tenho uma visão de cursos diferentes do meu (e o seu é bem diferente do meu haha). Adorei saber um pouco mais sobre como usar todos esses materiais <3

    ResponderExcluir

Google+

Favoritos

Arquivo do blog

Subscribe