Se a minha vida fosse um filme


Se a minha vida fosse um filme, seria daqueles antigos. Mas não preto e branco, porque gosto de um pouquinho de cor. As cores seriam todas esmaecidas, talvez. Não sei como chamar, mas seria parecido com aquele filtro A4 do vsco cam. O tom da pele seria realçado e a temperatura seria sempre quente.  Estilo os filmes que retratam a década de 70, eu acho.

Se a minha vida fosse um filme, a trilha sonora não teria nem pé nem cabeça. Nos momentos de calmaria tocaria os clássicos do mpb e nas noites de insônia seria um ritmo pior do que trilha de filme de terror. Teria pop também, um pouquinho de rock e quem sabe eletrônica. Só quem tem um humor mutável assim sabe o quanto nosso ritmo se altera com frequência.

Se a minha fosse um filme, o cenário seria em uma cidade pequena, onde todo mundo conhece todo mundo. As crianças correriam livremente pelas ruas, os cachorros latiriam e todos os gramados seriam verdes com muitas flores. O carteiro passaria com a sua bicicleta jogando os jornais nas casas e correndo dos animais de estimação. A vizinhança toda se reuniria no padeiro local, colocar a fofoca em dia, falar sobre o tempo, reclamar dos filhos sempre sujos de barro e sentir o delicioso aroma de pão recém saído do forno.

Se a minha vida fosse um filme, o aroma predominante seria de café recém passado. A imagem que mais apareceria seria a fumaça saindo da xícara e se espalhando por todas cenas. Deixando o que era nítido um pouco borrado, um pouco confuso. Mas o cheiro forte de café permaneceria. Se a minha vida fosse um filme, haveria aquelas cenas em que todo mundo começa a cantar e dançar de forma sincronizada a qualquer hora do dia, mas principalmente nas sextas feiras quando a aula ou o trabalho chega ao fim. Os jovens começariam a dança jogando todo os materiais para cima e subindo nas cadeiras. Logo depois sairiam correndo para ir escondidos dos pais àquela festa super badalada, com a desculpa de que estariam na casa da amiga. 

Para falar a verdade, não entendo nada de filmes. Nem nada de fotografia. Mas sei que se que se a minha vida fosse um filme, seria todo recordado em fotos polaroid grudadas na geladeira. Lá teria a primeira vez que me apaixonei. A primeira vez que me entreguei. O meu primeiro amor platônico e a primeira vez que meu coração foi feito em pedacinhos. Mas lá também teria o momento que aprendi a costurar, a remendar o que tinha sido quebrado, e a seguir em frente. Teria as incontáveis noites de pijama com as amigas. Sussurros na calada da noite enquanto o vento uivava e a chuva batia na janela. Todas as minhas palavras não ditas, mas expressas através de um texto ou olhar.

Se a minha vida fosse um filme, haveria barulho em excesso. Dos carros, dos animais, dos pássaros, das pessoas e das folhas das árvores raspando umas nas outras com o vento. Teria música também, dos artistas de rua que estariam por toda a avenida cantando suas alegrias e suas dores. Haveria blue e haveria jazz. Haveria até aquele chiado que a televisão faz quando está fora do ar e a tela fica tomada por listras coloridas.

Se a minha vida fosse um filme, todo dia haveria sol, mas à noite seria tempestade. Para lembrar de que nem tudo são rosas e calmaria. Para lembrar que às vezes é preciso sacudir a poeira e as cortinas. Que devemos sempre nos manter em movimento.

Se a minha vida fosse um filme, texto algum teria fim. Mas como não é, chegou a hora das despedidas, dos créditos finais, da tela preta, de juntar a pipoca e deixar a sala para que uma nova história comece.


Me acompanhe também: Instagram x Facebook 

Você pode gostar destes também!

17 comentários

  1. Se minha vida fosse um filme, seria como um poema boêmio do Bukowski!
    Adorei o texto e pude até sentir o cheirinho de café passado!
    A Bela, não a Fera | A Bela, não a Fera no Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, eu nunca li nada de Bukowski, mas já vi várias pessoas falando que adoram!
      Meta de leitura pra esse ano haha
      Fico feliz que tenho gostado do texto, beijão <3

      Excluir
  2. Maravilhoso texto que escreveste!! Desejo-te um excelente mês de Fevereiro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Um ótimo mês pra você também!

      Excluir
  3. Ai que lindo teu texto ♥ Se sua vida fosse um filme, certamente o veria, porque tem tudo que também me agrada, como uma cidade pequena em que todos se conhecem e o carteiro passa entregando os jornais. Essas cenas me perseguem e me fazer viajar, pensando possibilidades ♥ Acho que, se minha vida fosse um filme, provavelmente se encaixaria nos romances clichês de Nicholas Sparks.

    ResponderExcluir
  4. Siiiim, guria! Café passado é o top 1 das melhores fragrâncias que existem! Amei teu texto, ele é muito amor e muito sincero <3

    ResponderExcluir
  5. Se minha vida fosse um filme, seria como os filmes dos anos 80, com certeza. Lindo texto.

    ResponderExcluir
  6. Que texto mais amorzinho! S2 O carteiro entregando jornais de bicicleta seria algo que eu gostaria de ver, assim como aquelas casas bonitinhas com uma cerca branquinha em volta... =)
    Se minha vida fosse um filme, seria uma ficção científica, daquelas com viagens interplanetárias e muita aventura... Bem sonhadora eu sou, não? =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  7. Se a minha vida fosse um filme ele seria bem colorido, não ficaria em um lugar por muito tempo pq o mundo seria a minha casa rs Ah, e teria minha cachorra me acompanhando em todas as aventuras rs

    ResponderExcluir
  8. Gente, que amor! Achei o texto super amorzinho e simplesmente adorei o final <3 Você tem talento hein!

    ResponderExcluir
  9. Awn! Que texto mais lindo! Me emocionei refletindo em mim como minha vida seria. Parabéns ❤️

    ResponderExcluir
  10. Só de "ler" o seu filme já sei que seria um amor <3 eu não sei como seria o filme da minha vida, acho que seria um pouco de Bridget Jones com algum filme da Drew Barrymore ou da Julia Roberts, com a trilha sonora indo de Adele a Imagine Dragons :)

    ResponderExcluir
  11. Você me definiu no "café recém passado" haha. Se minha vida fosse um filme teria essa aroma do incio ao fim, amei!

    www.aromadecachos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Kim, tudo bem? Fiquei sem palavras ao ler seu texto. Se minha vida fosse um filme uma das coisas que faria questão era ter sol todos os dias. Não sei porque mas o inverno me deprime tanto... Parece que os dias cinza roubam minha energia. Acredito que minha alma é praiana. Outra coisa que não faltaria nos meus dias seria um arco-íris, ele deixa tudo mais bonito. Com relação a músicas é mais difícil, sou tão eclética mas ao mesmo tempo tão indecisa que seria complicado escolher apenas algumas músicas. Mas minha escolha envolveria músicas dos anos 80 (tem um lugar especial no meu coração), música clássica para os dias mais tranquilos, Beatles para dias de festa, Cindy Lauper para tardes de sábado, e Phill Colins para noites românticas. Desse jeito parece que minha vida seria um musical (risos). Outra coisa que não poderia faltar é uma história de amor... afinal todo filme precisa de uma não é mesmo? Romance, chuvinha no fim de tarde e música, com certeza um ótimo filme. Beijos, Érika =^.^=

    PS: adorei as dicas de lugares que você deixou lá no blog, já estamos programando o próximo roteiro. Meu namorado é gaúcho e ele também não conhece muitas cidades do RS, então é bom viajar e conhecermos juntos. Ah, ele ama vinhos. Quando fomos para a Argentina ele trouxe alguns <3

    ResponderExcluir
  13. Se a minha vida fosse um filme, seria feita de dias nublados com o cheiro predominante de café recém-passado e uma trilha sonora bem good vibes - que me acalmam e animam ao mesmo tempo. Seria uma calmaria agitada, porque eu nunca me deixo estar parada mas adoro isso. O ócio me deixa triste. Adorei o seu texto porque acho que mostrou muito de quem você é... e também me fez pensar muito em quem eu sou! Parabéns, Kim, adoro o seu cantinho.
    Literalize-se

    ResponderExcluir
  14. Que texto mais amor ! Se minha vida fosse um filme acho que teria muito drama, pq sou draaamática kkk, comédia e reviravoltas. Pense numa pessoa pra ter reviralvoltas na vida kkk. Só posso dizer o quanto você é talentosa com textos. Já pensou em fazer faculdade de letras?

    ResponderExcluir
  15. Uauuu que texto mais lindo, amei! Me fez pensar como seria a minha, mas provavelmente seria aqueles filmes que tem como cenário cidades super badaladas como NYC haha
    Muito bom!
    Beijos,
    http://www.nomundodaluablog.com/

    ResponderExcluir