Seis curiosidades sobre a calça Jeans


Uma das coisas mais legais da faculdade de moda são as aulas em que aprendemos um pouquinho sobre a história e até curiosidades de algumas peças ou tecidos. Entre as disciplinas que abordam esses assuntos estão História da Arte e Indumentária, Tecnologia Têxtil e até Ecodesign. Por isso, decidi reunir algumas coisas que aprendi e trazer um post recheado de informações e curiosidades para vocês sobre a calça jeans. 

1.  Como o jeans é um tecido resistente, esse tipo de calça foi inicialmente criado como roupa de trabalho para mineradores, em 1860, na Califórnia

2. Seu criador foi o comerciante judeu Levi Strauss

3. O nome Denim provém de uma cidade francesa chamada Nimes e acredita-se ser a junção das palavras "serge de Nimes", uma espécie de sarja feita com seda e lã.

4. A calça Jeans se popularizou no mundo apenas depois da Segunda Guerra Mundial, devido ao cinema e às tropas americanas.

5. Assim como representava a rebeldia dos jovens, também era uma forma de protesto contra os tecidos sintéticos, porque inicialmente o jeans era fabricado apenas com algodão. Apenas mais tarde que passou a ter em sua composição tecidos sintéticos, como elastano e poliéster.

6. Para fabricar uma única calça Jeans são gastos 11 mil litros de água! Parece bastante né? E isso que nem consideramos ainda outros fatores, como a matéria prima do jeans. Ou seja, as fibras que compõem esse tecido. 


Segundo o livro Ecochic, da Matilda Lee, há três milhões de casos envolvendo envenenamento por pesticidas utilizados nas plantações, resultando em 20.000 mortes de trabalhadores rurais, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Já conforme a Organização Mundial do trabalho, seriam 5 milhões de envenenamentos, com 40.000 mortes. 

Por que estou contando isso? 

Porque eu acredito que saber como aquilo que usamos é produzido, de que forma impacta o meio-ambiente e as pessoas que nele vivem, nos faz repensar a forma como consumimos. 


Todos sabemos o quanto a calça jeans tornou a moda mais democrática, versátil, acessível a todas as camadas. A peça que teve sua origem na classe operária e atravessou barreiras merece todo o sucesso que conquistou, mas também passou a ser algo descartável. Algo que compramos em um mês, enjoamos no outro e em seguida já estamos em busca de uma nova, quando há outras em perfeitas condições no roupeiro. 

Não estou dizendo para pararem de comprar, mas que levem em consideração esses dados que passei para vocês na hora de comprar uma peça nova, não apenas a calça jeans. Há pequenas coisas a se fazer para consumir de forma mais consciente. Começando por simples perguntas, já abordadas e explicadas em outro post (acesse aqui): Eu realmente preciso disso? Combina mesmo comigo? Quantas vezes usarei? De onde veio e como foi produzida? Será que já não tenho algo parecido no guarda-roupa?

Cabe a nós buscar informação sempre, questionar sempre e de pouquinho em pouquinho, contribuir com o planeta.

                                                                     Me acompanhe também: Instagram x Facebook x Youtube



6 comentários :

  1. Chocada que uma calça jeans demanda o uso de 11 mil litros de água! Que loucura! Quanta coisa impacta tão negativamente na natureza sem nem imaginarmos, né? Amei o seu blog! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Realmente, é muita água, né? Muito obrigada <3
      Beijão

      Excluir
  2. Antes de mais nada gostaria de dizer que vim pelo grupo Depois dos Quinze hahaha Adorei o post, realmente são alguns dados assustadores dessa peça que a gente tanto ama. Eu adotei desde o ano passada a ideia do armário cápsula e slow fashion realmente para reduzir o consumo excessivo de materias que agridem tanto o meio ambiente. Na minha família a gente troca bastante roupa entre a gente e optamos por compras em brechó também.

    Adorei o blog, muito sucesso!
    https://www.youtube.com/channel/UCIF4YEdu4YRAGN02gfAGjuw?view_as=subscriber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lígia, tudo bem? Aaaah que legal, eu adoro esse grupo! <3
      Eu admiro muito quem consegue manter um armário cápsula, é uma ideia muito legal!
      Aqui em casa também é bem comum a gente trocar as roupas entre nós.
      Beijão e obrigada!
      Assim que tiver um tempinho passo no seu canal!

      Excluir
  3. Nossa amei... ainda quero uma calça nova mas isso a gente supera OBRIGADO PELAS CURIOSIDADES
    deualoucanablogueira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovanna! Ah, que bom que gostou do meu post de curiosidades, muito obrigada <3
      Como eu disse no post, a ideia não é dizer para pararem de comprar, mas sim ter mais consciência na hora da compra. Beijão!

      Excluir

My Instagram

Copyright © It's Kimby. Designed by OddThemes