Projeto de Figurino: Criação de personagem sobrenatural

by - 19.4.18


Esse semestre, para a disciplina projeto de figurino, um dos trabalhos desenvolvidos na faculdade de moda foi a criação de um personagem fantástico. Para isso, deveríamos seguir alguns passos, como escrever uma história contendo as características desse personagem e o ambiente em que vivia, para então dar "vida" à ele, através da caracterização, incluindo uma máscara de gesso e traje para compor o figurino.

Obs.: Tem vídeo no final do post para quem prefere assistir


1. Base da máscara

O primeiro passo, para mim, foi construir a base da máscara gessada durante a aula, para depois pensar na história. Tem até uma fotinho dela toda branca no post Recortes de Março. A máscara foi moldada no nosso rosto mesmo, cuidando para deixar o algodão úmido nos olhos, para não arrancar os cílios ao retirá-la. Depois pronta a base, desenvolvi a história justamente para pensar nas características físicas do personagem.


2.  Resumo

 Por ser um pouco extensa, deixarei apenas o resumo/sinopse da história aqui, para que consigam entender sobre o que se trata. 

Eles contam uma história para as crianças. Não exatamente de ninar. É algo que as assombra nas noites tempestuosas e as persegue ainda na vida adulta. É algo que as faz temer toda vez que a lua sobe no céu. Sim, eles contam e avisam para tomar cuidado. "Ele vai brincar com a sua mente. O espectro. A criatura que vive nas paredes. O monstro dos sonhos. O rei dos pesadelos". É o que dizem. São os nomes da coisa que raspa nas paredes na calada da noite e estende suas imensas asas para roubar toda a luz. Aprisionando a mente de sua presa enquanto a devora de dentro para fora. "Ele é quando termina um pesadelo e começa outro".

Ela tem uma página n total (nem é tão longa assim, né?). Caso se interessem, o link completo para leitura está disponível no wattpad. Acessem aqui



3. Caracterização

A partir do resumo, acredito ser possível perceber que o meu personagem é uma criatura sobrenatural. Não totalmente deste mundo. Não totalmente desta dimensão. Esse foi o ponto de partida para pensar na aparência. Por isso, desenvolvi a máscara em tons de preto, cinza e branco, dando batidas com o algodão e o pincel para mesclar as cores e criar um efeito esfumado e deformado. Também marquei as maçãs do rosto, para deixá-las mais salientes.



Como é um ser que sente uma fome insaciável e aprisiona as pessoas dentro da própria mente, alimentando-se do terror que causa, teria uma aparência magra, esquelética. Por raspar nas paredes, lugar que habita até conseguir penetrar nos sonhos de quem assombra, deveria possuir garras longas e afiadas.



Já a roupa toda preta, seria justamente por ser uma criatura que se esconde nas sombras. As asas escuras servem para reforçar a ideia de um ser de outro mundo, de outra dimensão, assim como a própria representação do terror que causa, da escuridão. Como diz no próprio texto: "Asas longas e negras estendiam-se até roubar toda a luz". 


4. Produção fotográfica e cenário

Depois de pronto o figurino, as fotos foram tiradas na biblioteca da faculdade mesmo. Então todas que apareceram até agora ainda não possuíam a construção do cenário, que acabei montando depois, no photoshop, para entregar. O mínimo exigido eram três fotos. Acabei editando quatro apenas, porque foi bem trabalhoso trocar todo o fundo e reproduzir essa aparência fantasmagórica.



Para finalizar, o vídeo em formato de vlog que mencionei lá no início do post! Mostro um pouco da minha transformação nessa criatura e conto sobre o processo de criação dela. Não se esqueçam de se inscrever, deixar o like de você e me acompanhar também nas outras redes: Instagram x Facebook x Youtube






Você pode gostar destes também!

16 comentários

  1. Nossa Kim, deve ter dado um trabalhão enorme, mas no final valeu a pena, porque ficou mais que dhow, adorei demais ❤️

    ResponderExcluir
  2. OMG to encantada! Você arrasou! A faculdade de moda é muito mais complexa que imaginei. Eu li o conto (comentei lá no wattpad), achei incrível sua capacidade de criar uma história com enredo, personagem e tudo mais em tão poucas linhas. Parabéns mesmo!
    Muito sucesso para você!!!
    Beijos
    Tamara
    tamaravilhosamente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamara! Aaaah obrigada mesmo! Fico bem feliz que tenha gostado e obriga pelo retorno lá no wattpad <3
      Beijão e sucesso pra você também

      Excluir
  3. Uau, você arrasou na produção do figurino! Ficou bem real, adorei!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho muita vontade de fazer um curso de moda... eu sou apaixonada pela área!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale, aaah é um curso incrível (mas eu sou suspeita pra falar haha).
      Beijão <3

      Excluir
  5. Amei toooooooooodo o processo. ficou muito irado o produto final. Parabéns. Sua criatividade foi maravilhosa e seu talento é bem visível!
    Parabéns <3

    ResponderExcluir
  6. Amei muito saber sobre essa produção, tô impressionada! Trabalho incrível, e a história + caracterização me fez lembrar muito o livro "O oceano no fim do caminho", do Neil Gaiman. Adorei!

    Sorria sempre :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Malu, muito obrigada! <3
      Não conheço esse livro, já vou procurar haha
      Beijão

      Excluir
  7. Adorei todo o processo da criação do figurino confesso que fiquei com medo no final hehehe
    xoxox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camyli! Ah que bom que gostou <3
      Beijão

      Excluir
  8. Mas que processo incrível, como gótica e amante de sobrenatural, preciso dizer que realmente AMEI!

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tary! Aaaaah eu também sou amante do sobrenatural!
      Fico feliz que tenha gostado.
      Beijão

      Excluir