Editorial Contágio para a diciplina Produção de Moda


É difícil saber como explicar um editorial. Como ele funciona. Quais são etapas de criação. A história que ele envolve. Para alguns pode fazer sentido, para outros não. Como diz minha professora, nem sempre é para ser entendido. Depende da conexão, do sentimento, do impacto, de como você dialoga com as imagens e o mundo ao seu redor. É um trabalho um tanto sensível.

Mas, explicando passinho por passinho, é necessário definir uma temática para então começar a busca por referências. Como era um exercício da faculdade, precisamos escolher também uma revista para a qual gostaríamos de desenvolver o editorial. Talvez por tópicos fique melhor. 

Temática: Alienígenas
Revista escolhida: Numéro Magazine
Referências: Editorial Illuminations (Numéro), fotógrafo Michal Pudelka, Música E.T (Katy Perry), Filme A Forma D'água.
Moodboards: Também foram feitas pesquisas de tendências para o inverno 2018, iluminação, styling, maquiagem e estudo de poses. Cada qual com seus moodboards, popularmente conhecidos como painel de inspiração ou painel semântico.
Diagramação: como as fotos do editorial seriam apresentadas na revista.
Equipe de produção: escolha de modelos, fotógrafo e diretor de fotografia (esse último não é o mesmo que fotógrafo e sim a pessoa que filma e faz a edição). 

A escolha do tema 

A temática foi escolhida através de um brainstorming entre as cinco integrantes do grupo, para ser mais fácil chegar a um consenso do que todas achavam legal. Para quem não está familiarizado com o termo, brainstorming seria uma "tempestade de ideias". Cada uma falava a primeira coisa que vinha à mente e anotava em um mesmo papel. Entre algumas ideias anotadas por lá havia: alienígenas, drama, sobrenatural, peça dramática. Meio doido, né? Mas foi o nosso ponto de partida.

História

Depois que decidimos pelo tema Alienígena, faltava a história e a pesquisa. Foi então que a professora colocou a música E.T da Katy Perry, e uma luz se ascendeu na nossa cabeça no verso "infecte-me com o seu amor".  Seria uma história de amor, mas sem ser amor de fato.
O editorial conta a história de uma alienígena que cai na terra e é encontrada por um ser-humano. Cada foto corresponde à uma etapa/cena dessa história. Ela chegando na terra, ele a encontrando. Um encostando no outro e a partir daí iniciando o contágio

O release é um texto poético que serve para ambientar o editorial. Foi escrito por nós, sendo o lado esquerdo correspondente ao humano e o direito à alienígena. A citação ao final é de um poema da autora May Swanson. 

Editorial Contágio 

No lugar de mostrar as imagens individualmente, postarei elas já na diagramação definida para a revista. Por isso vocês encontrarão esses espaços em branco na maioria das imagens. 


A revista francesa Numéro fala sobre moda, beleza, design e artes aplicadas. Seu público-alvo, definido pela editora chefe, são mulheres independentes, fortes e inteligentes, que queiram ler sobre moda, música, arte e design. Buscando conteúdos diferenciados daqueles que ditam como uma mulher deve agir.


Como a revista trabalha com uma imagem extremamente comercial, foi um desafio unir isso à nossa história, que pendia mais para o conceitual. Outra dificuldade foi adaptar essa mesma história ao padrão e ao público da Numéro. Porque, apesar de trazer uma personagem feminina forte, ainda assim, é uma história de "amor", mesmo que um tanto contraditória. Enquanto ela se une a ele pela sobrevivência, não pelo afeto, um acaba dependendo do outro, de certa forma.


O corpo da alienígena, ao cair aqui, não é adaptável ao nosso planeta, por isso ela precisa de um humano para absorver sua energia e nutrientes para que seu corpo fique forte e se desenvolva. À medida que ela se fortalece, ele enfraquece. Mas como um infectou ao outro, ele acaba desenvolvendo um certo vício.
Na cena da foto acima, seria cada um percebendo os efeitos que causam entre si. Ela sentindo seu novo corpo, sua nova pele e ele sentado tentando entender, já se dando conta dos primeiros sinais de fraqueza. 


A maquiagem também foi desenvolvida conforme a história. Enquanto ela começa pálida e vai ganhando cor aos poucos, com ele é o inverso. As maçãs são fotos de objeto, geralmente trabalhadas pela revista, e junto com o vermelho, que é introduzido gradualmente, auxilia na condução da narrativa. Representa o desejo e ao mesmo tempo o perigo. 


A iluminação roxa azulada, assim como a vermelha que aparece na primeira foto do editorial, foram adquiridas com gelatinas coloridas colocadas na frente de bastões de led, durante as fotos e filmagens. 


Também foram feitas fotos de beleza, com ênfase no rosto,  para mostrar detalhes da maquiagem. Já a foto abaixo encerra o editorial. Ela absorveu tanto dele, que o mesmo morre (já podemos virar roteiristas de scifi misturado com drama haha). A pose em que a modelo se encontra também foi pensada para a cena. De cabeça erguida , com a mão apoiada no chão, encarando a câmera, como se estivesse indo em sua direção, a procura de sua próxima fonte de alimento. 

Ficha Técnica/ Créditos
(Clique no nome de cada um para acessar o perfil)
  
Produção- Styling e Criação de Conceito: Bianca GonzalezDébora ReginaGabriela SanderKimberly CamfieldMelissa Zuchetti.
Modelos: Isabela ZuchettiArthur Henrique (Agência Lótus Models).
Fotógrafo: Donavan Martins
Diretor de Fotografia: Fernando Ricardo Polla
Making Off: Denise Regina Ribeiro da Silva
Acessórios: acervo pessoal e Rococ'oh Acessórios
Roupas: Matheus Quadros, Marnie e Acervo Pessoal.

Acharam que acabou? Tem o fashion film ainda pessoal! Dura um minuto e meio só. Se chegou até aqui não custa nada assistir, né? Agradecimentos especiaizíssimos (se essa palavra não existia, agora existe) à toda a equipe, ao fotógrafo, ao diretor de fotografia e aos modelos que deram vida à nossa ideia! Bora lá conhecer o trabalho deles, gente? 




Obs.: Tive que reduzir um pouco a qualidade do vídeo original para conseguir passar para o blog, mas mesmo assim continua incrível <3 

2 comentários :

  1. Oie.
    Que legal esse editorial de moda ,deu até vontade de estar junto com vocês trabalhando nesse projeto.

    Vocês arrasaram 👏
    Parabéns

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir

My Instagram

Copyright © It's Kimby. Designed by OddThemes