8 dicas para quem vai fazer intercâmbio (parte I)

imagem: itskimby.com

Viajar vai além de descobrir o mundo, que por si só é fantástico. Vai além da experiência incrível de conhecer novas pessoas e novos locais. Viajar tem a ver com  sair da sua zona de conforto e conhecer a si mesmo. Perder-se para então se encontrar, no sentido mais poético e lindo que existe. Tem a ver com deixar um pouquinho de si por onde passa, mas trazer consigo um pouquinho de cada lugar e pessoa que conheceu. Você deixa de ser um, para ser plural

Já faz um ano e meio que voltei do intercâmbio. Essa experiência maravilhosa que me trouxe tanto aprendizado não apenas no meio acadêmico, mas pessoal também. E percebi que ainda assim, quando estava lá, não escrevi tudo o que gostaria. Por isso hoje, trago algumas dicas básicas para quem vai fazer intercâmbio, mas que algumas pessoas deixam para pensar em cima da hora. Além do fato de que me ajudaram muito nos meses que antecederam a minha viagem e também durante.


imagem: pexels

  1- PESQUISE SOBRE O LOCAL  

Reúna o máximo de informação que conseguir. Desde clima, cultura, estilo de vida, questões sociais, passagens de trem e ônibus e como funciona. Porque, a não ser que consiga comprar um carro lá, vai sim utilizar transporte público.

Custo de vida (imóvel, água, luz, internet), incluindo comida, roupas e cuidados pessoais. Se for o caso, materiais que deverá comprar para o curso.

O clima é importante para saber que tipo de roupa levar e evitar colocar coisas desnecessárias na mala. Já as outras questões, referente à cultura e aos hábitos, são para que você consiga se adaptar com maior facilidade ao chegar. Muitas vezes viajamos para um lugar pensando que é uma coisa, mas no dia-à-dia e morando, percebemos que não é bem aquilo. Que eles tem costumes diferentes. Ritmos e uma rotina diferente da nossa.

imagens: pexels

  2 - COMECE A REUNIR OS DOCUMENTOS COM ANTECEDÊNCIA  

É uma dica simples.Mas só para conseguir a carta de aceite (se for o caso) e o visto, é uma papelada. Uma coisa que eu fiz enquanto aguardava a carta de aceite da universidade em que ia estudar, foi começar a reunir todos os documentos necessários para o visto, que precisavam ser autenticados em cartório. Quando a carta chegou, foi só encaminhar o visto no consulado aqui do RS, aguardar eles enviarem para SP e voltar.

imagem: pexels

  3 - ESTUDE MUITO O IDIOMA E ASSISTA CANAIS NO YOUTUBE  

Pesquise sobre gírias, palavras e expressões mais usadas. Algo que fuja daquela decoreba dos livros de inglês. No dia à dia eles não falam tão pausadamente quanto no cursinho, cortam palavras pela metade, e algumas expressões que aprendemos e decoramos, no final das contas nem são tão utilizadas. Fazer um curso de inglês aqui no Brasil é ótimo. Eu aprendi muito. Mas não se detenham só a isso, porque na hora que precisar, vai passar aperto, viu? E acredito que isso vale não só para o inglês, mas para qualquer idioma que seja diferente do nosso. 

Eu, por exemplo, fui para Portugal. Achei que só ler algumas diferenças nos significados das palavras resolvia. Mas demorei semanas ao chegar lá para conseguir entender o que eles falavam. É um sotaque completamente diferente do nosso, eles falam muito acelerado e inclusive a pronúncia de algumas palavras muda. Parecia um idioma completamente diferente.  O mesmo valeu para quanto precisei fazer uso do inglês em viagens que fiz durante esse período. Se tivesse feito antes o que faço agora, de assistir canais gringos no youtube para me habituar ao idioma, teria facilitado muito a vida.

imagem: pexels

4 - CONVERSE COM PESSOAS QUE JÁ MORARAM FORA


Troque ideias, pergunte como foi a experiência daquela pessoa, o que ela achou, peça indicações. Ter alguém ali para te dizer que vai dar tudo certo, que gostou, que se sentiu segura, vai acalmar o coração. 

A CONTINUAÇÃO DESTE POST COM O RESTO DAS DICAS SAI SEGUNDA-FEIRA QUE VEM 30/07/2018 - 09:30 DA MANHÃ

Não se esqueça de me dizer o que achou das dicas, se foram úteis ou se têm algo a acrescentar. Aproveita e já anota aí na agenda quando sai a continuação do post <3 

4 comentários :

  1. dicas essenciais para quem vai fazer intercambio, um sonho meu quem sabe um dia né
    arrasou nas dicas que passou bjs da bru

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru!
      Muito obrigada, que bom que gostou! Segunda feira que vem sai o restante das dicas.
      Beijooos

      Excluir
  2. Oi Kimberly
    Adorei seu blog! Parabéns!
    Este post é ótimo e muito prático.
    Tbe fizemos parecido, minha filha mora na Austrália.
    Adorei suas dicas e elas podem ajudar muito quem quer vivenciar este projeto sensacional.
    Bjks mil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia! Muito obrigada! Fico super feliz que tenha gostado <3
      Semana que vem sai o restinho das dicas.
      E nossa, que legal, AUSTRÁLIA! deve ser lindo demais. Se tiver alguma dica pra acrescentar às minhas, sinta-se à vontade.
      Beijão

      Excluir

My Instagram

Copyright © It's Kimby. Designed by OddThemes