Como estabelecer metas e objetivos para 2019 em 7 dicas práticas

Imagem: Creative Market

E aí, já parou para pensar o que quer para este ano? 2019 chegou e o que eu mais gosto dessa energia toda vez que um ano começa, é que podemos rever o que conseguimos/atingimos no ano que passou, o que não conseguimos também e utilizar isso para que possamos nos reestruturar. Alguns objetivos podem continuar os mesmos do ano anterior, podemos ter novos, ou às vezes é algo que queremos alcançar só mais para frente, mas já podemos trabalhar nisso agora. Mas antes de começar a planejar esse ano, faça uma listinha aí de todas as coisas que já realizou ou já alcançou. Isso vai te ajudar a se motivar e também a não focar apenas nas coisas que não conseguiu ainda.

Anotou? Bom, então vamos as dicas de como estabelecer metas e objetivos para 2019

1. SAIBA QUEM VOCÊ É

De todos este pode ser o mais difícil. Mas o ponto mais importante para tudo o que você quiser começar na vida é o autoconhecimento. Saber o que você gosta ou o que não gosta. Entender as próprias limitações. Os pontos fortes e pontos fracos. Até onde é capaz de ir e também saber quando é necessário recuar. 

2. ESCREVA TUDO

Pegue um caderno e vá anotando tudo. Incluindo o tópico anterior. Se necessário faça até uma mini tabelinha com todos os seus pontos fortes e fracos, onde tem mais dificuldade, o que precisa melhorar em si mesmo. Escrever ajuda a processar e analisar melhor toda a informação que fica circulando na sua cabeça e assim fica mais fácil estruturar os seus objetivos.

3. SEJA REALISTA

Ninguém é um super-humano ou pode fazer tudo o tempo todo. É preciso ter em mente que seja qual for o seu objetivo, ele deve estar dentro do seu alcance fazer e meça a quantidade de esforço que deverá colocar nisso. Não tem problema sonhar alto, mas vamos usar um exemplo: eu quero trabalhar com moda, meu sonho seria em São Paulo. Porém a) não tenho condições financeiras de morar em São Paulo b) tenho uma faculdade para terminar e um tcc para escrever c) não estou pronta ainda para morar em uma cidade grande e sozinha, porque me falta maturidade e resiliência o suficiente para isso, algo no qual estou trabalhando. Mas, eu posso tentar conseguir um emprego em alguma empresa da minha cidade para adquirir experiência, investir no meu blog porque futuramente gostaria que ele fosse uma fonte de renda, fazer cursos extras para me aperfeiçoar (há inclusive alguns dos senai que são gratuitos), aperfeiçoar meu inglês porque para algumas empresas isso é necessário.

4. PLANEJE-SE 

Planejamento é essencial para tudo na vida. Nos estudos, no trabalho, na vida pessoal. Imprevistos acontecem. As coisas não saem com o esperado. Mas, uma vez que temos definido o que queremos, como vamos fazer isso e quando, fica muito mais fácil lidar com aquilo que não saiu como o esperado e procurar uma solução.

Outro exemplo pequeno, dessa vez algo que aconteceu comigo: semestre passado eu e meu grupo da faculdade tínhamos que desenvolver um editorial e um fashion film. Estava tudo estruturado, com cronograma do dia, sequência de cenas, tema, quem ia fazer o que. Já tínhamos modelos, um fotógrafo  meio que certo porque ainda não tínhamos conversado sobre valores com ele, alguém para gravar, um local e uma loja para emprestar as roupas. Três dias antes conversamos sobre preços com o fotógrafo e o valor estava mais alto do que nós, estudantes, poderíamos pagar para um trabalho da faculdade, apesar de entender o lado dele. A loja e a dona do local cancelaram de última hora. Ou seja, perdemos três coisas que estavam certas, quase em cima do laço. Conversando com todo mundo que conhecíamos, conseguimos um local melhor ainda, roupas emprestadas de marcas de colegas e nossas também e um fotógrafo incrível. E um trabalho que tinha tudo para dar errado, no final das contas ganhou primeiro lugar em um concurso de fashion film da universidade. 
5. DEIXE ESSAS METAS EM UM LUGAR EM QUE POSSA ACESSAR SEMPRE

Seja no caderno, na agenda, no celular. O importante é que você tenha em mãos o que quer e onde quer chegar para se sentir motivado todos os dias a colocar esforço naquilo.

6. TRACE PLANOS PARA CONCRETIZAR SEUS OBJETIVOS

Beleza, estabeleceu o que você quer? Agora pense em como fará isso e, adivinhe, anote também para ter certeza que absorveu bem a informação. Se eu quero, por exemplo, profissionalizar o blog, preciso aprender como melhorar meu conteúdo, como construir uma audiência fiel, como escrever posts que chamem atenção, entender de SEO, comprar um domínio, desenvolver um mídia kit, pensar em hospedagem. No momento eu não tenho como pagar por hospedagem, mas posso usar o blogger até ter condições de algo melhor. Lembra da história de fazer o que posso dentro das minhas limitações?. O bacana é desenvolver uma listinha, com tudo o que precisa fazer, e uma vez que tiver concluído, vá riscando para acompanhar sua evolução

7. SEPARE AS METAS E OBJETIVOS POR ÁREAS DA SUA VIDA

 Você pode separar, por exemplo, nas seguintes categorias: Profissional, Pessoal, Estudos, Hobby e qualquer outra que considere importante. Pode ser blog e canal, saúde física (caso queira perder ou ganhar peso), alimentação, etc. Isso te ajuda a ter uma visão geral da sua vida e mapear o que precisa desenvolver em cada área. Mas lembre que geralmente, se precisamos melhorar em uma, provavelmente precisamos melhorar em outra também. Sem falar que manter equilíbrio é fundamental. A área pessoal, para mim pelo menos, é a mais importante a ser investida. Se eu quero me dedicar aos estudos, praticar algum hobby ou até melhorar  o desempenho no trabalho, preciso investir em mim mesma em questões de organização, concentração, persistência e paciência. Eu posso fazer isso meditando, praticando exercícios já que aumentam o bem-estar físico e mental, lendo livros, melhorando a alimentação, assistindo a palestras mesmo que seja pelo youtube, planejando meus dias com antecedência. 

Para finalizar, deixarei dois canais que acompanho e que falam com propriedade do que eu sobre assunto: Mariana Menezes e Bru Fioreti.

SIGA O BLOG: INSTAGRAM x FACE x CANAL


18 comentários :

  1. Concordo com você sobre planejamento! É tudo! Não somos de fato super-humanos, porém quando temos em mente e tracejadinho o que queremos cumprir, mesmo que não consigamos alcançar todas as nossas metas, facilita bastante! Também deixo à minha frente meus planejamentos diários para me auxiliar no dia a dia! Amei seu post e seu blog! Parabéns!
    Feliz 2019!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Muito obrigada, fico super feliz em saber que gostou!
      Acho que essa parte de anotar o que queremos e como estamos nos planejando para isso, e o que estamos fazendo no momento para alcançar, super necessária. Porque, por mais que a gente não consiga alcançar, conseguimos ser mais gentis com nós mesmos ao saber que não foi por não tentar, e que fizemos aquilo que estava ao nosso alcance no momento.
      Beijão!

      Excluir
  2. Ótimas as dicas, mas me chamou atenção a de saber quem você é. Hoje as pessoas não se preocupam com auto-conhecimento e não procuram saber seus limites, fraquezas e etc, daí falham em muitas coisas... Espero que consiga realizar muitas metas este ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme, tudo?
      Que legal saber que gostou das dicas! É exatamente isso que você falou, percebo que hoje as pessoas questionam a si mesmas tão pouco e não buscam conhecer melhor a pessoa que mais convivem, que são elas mesmas. E acabam se frustrando muito nesse processo. Seja consigo ou com os outros.
      Beijão e muito obrigada!

      Excluir
  3. Eu gosto bastante de me organizar e ter um mapa de como e quando fazer as coisas. Me sinto menos vulnerável quando tenho as coisas importantes catalogadas. É ótimo ter as metas do ano anotadinhas e se programar, maior a possibilidade da gente conseguir alcança_las.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lina, tudo bem?
      Concordo muito com o que você disse, também gosto de ter mapeado tudo o que quero e preciso fazer, até nos ajuda a ter um maior conhecimento de nós mesmos.
      Beijão!

      Excluir
  4. Oi Kim, tudo bem? Que post mais inspirador. Começo de ano é o momento de sentar e colocar no papel tudo aquilo que esperamos não só da vida mas de nós mesmos. Semana passada já coloquei várias metas no papel e tracei muitas estratégias. Agora vamos colocar em prática. Beijos, Érika =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érika, tudo e contigo?
      Aaaah, que legal saber que está conseguindo se planejar e traçar estratégias!
      Beijão e muito obrigada <3

      Excluir
  5. Oi, Kim! Tudo bem?

    Já há alguns anos eu tenho o hábito de fazer uma lista de metas. Com o tempo, porém, eu fui percebendo uma ou outra coisa que não funcionava para mim, fosse sonhos altos demais ou tópicos que não encaixavam verdadeiramente com o que eu queria para minha vida. Achei todas as suas dicas muito pertinentes e também acrescentaria essa: a vida é feita de erros e acertos, o que funciona para um pessoa pode não funcionar para você, o essencial é descobrir o que te movimenta sem te fazer mal!

    Abraços,
    Gislaine | Literalize-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gislaine! Tudo e contigo?
      Super feliz que achou as dicas úteis! E inclusive, adorei essa extra que você deu. Nem sempre o que funciona para um funciona para outros. Cada um tem seu próprio ritmo e seu tipo de organização. Conheço algumas pessoas, por exemplo, que funcionam melhor em meio à falta de organização.

      Beijoos

      Excluir
  6. Eu adoro criar metas e acho que esse é um ato muito importante! Planejamento é tudo na hora de cria-las, e as suas dicas foram ótimas, arrasou!

    ResponderExcluir
  7. Minha organização é em parecida com a tua, mas com as suas dicas vou dar uma completada nas minhas pois adorei. Tirei o 2019 para realizar sonhos e vou seguir em frente. Boa sorte pra gente!!
    Beijos!
    http://fashion-beauty.info

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cassy, que bom que gostou das dicas! Espero que elas te ajudem <3
      Beijão

      Excluir
  8. Com certeza algo que tenho que colocar em prática é ser realista. Eu sou tudo menos realista, pelo menos no que diz respeito a uns 80% da minha vida. O pessoal da faculdade de psicologia provavelmente diria que eu tenho uma "personalidade esquizofrênica", pois eu tenho a fala florida e falo que vou fazer as coisas sem nem ter como fazer hahaha. Mas, fora isso, vou tentar ser otimista igual minha mãe , planejar e me deixar ir para onde o universo me levar. Eu amei o post, mocinha! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Otimismo é sempre importante também! Afinal, que chato seria se a gente só visse o lado ruim das coisas ou antes mesmo de pensar em fazer em algo, já pensar em todos os motivos pra não fazer? (como tenho ansiedade sei bem como isso às vezes atrapalha rsrs) Acho que assumir riscos às vezes faz um bem danado, inclusive pra alma. Mas eu também sou um pouco assim, primeiro penso no que quero fazer, e depois eu vejo como vou fazer, porque se fosse pensar nos "nãos" não sairia do lugar.
      Beijão e obrigada *-*
      E continue com esse otimismo!

      Excluir
  9. Ser realista é primordial!!!Não adianta nada criar metas absurdas só pra "ter metas"

    ResponderExcluir

My Instagram

Copyright © It's Kimby. Designed by OddThemes